Olá gente bonita, boa noite!
Foto: Chico Abelha, década de 80 Fonte: Acervo de Chico de Abelha |
Hoje é dia de falar de gente que gosta de gente, acima de tudo, gente simples.
No ultimo dia 23 Francisco José Lacaz Ruiz, mais conhecido como Chico Abelha, completou 59 anos de vida e nada mais justo trazer a história daquele que busca preservar a nossa história. A sugestão dada pelo leitor Flávio Augusto de fazermos uma postagem sobre o Chico nos dá a honra e o privilégio de mergulharmos nas mais ricas histórias das pessoas mais simples da nossa região. Através do seu trabalho, Chico Abelha nos possibilita conhecer lugares e costumes que andam um pouco engolidos pelo poder do avanço tecnológico.
Nascido em São José dos Campos, viveu entre o Rio de Janeiro e São Paulo até seus 15 anos de idade. Por volta de seus 20 anos "correu o mundo", como ele mesmo diz. Morou em Monteiro Lobato e há 8 anos reside aqui em São José dos Campos.
É um homem que acredita no próprio homem, acredita que homem ainda tem jeito de dar certo. Sua religião é seguir seu coração, ao lado de sua esposa, Adriana Abelha.
Chico Abelha se formou na escola da vida depois de ter fugido das faculdades de agronomia, arquitetura e artes plasticas. Há 3 anos vem nos presenteando com seus belíssimos filmes sobre cultura popular, o qual realiza de forma voluntária e por conta própria.
Foto: Chico Abelha, anos 2000 Fonte: Acervo de Chico de Abelha |
Na escola da vida aprendeu que a cultura popular é muita mais rica do que aquilo que se aprende nos bancos das escolas e isso ele sentiu na pele na década de 70, quando foi morar na roça e precisou de ajuda para construir sua casa, mexer na terra e criar galinhas. É um homem cujo seu ídolo é aquele homem simples do campo, aquele que ninguém conhece mas dá o suor e sangue para que haja comida em sua mesa.
Busca inspiração na roça e seus habitantes. E seu plano para o futuro é fazer o que mais gosta: registrar a cultura popular e divulgá-la numa linguagem na qual os jovens de espirito sejam beneficiadas. É um homem que quer deixar como seu legado o registro da cultura popular e alguns vídeos de memórias de seus habitantes notórios e não tão notórios assim... que estão em seu canal na internet:
https://www.youtube.com/user/chicobee/videos
https://www.youtube.com/user/chicobee/videos
Grande Abraço,
Eduardo Caetano
Fonte de Pesquisa:
.
Parabens amigo do blog pelo registro da vida e do trabalho do Chico Abelha! Fico Feliz pelo reconhecimento trqduzido em belas palavras!
ResponderExcluirgrande homem veio com uma missão e a está cumprindo com destreza
ResponderExcluirAmo seu programa.
ResponderExcluirSr já foi pra Albertina MG? .
Tenho uma prima trabalhadora muito guerreira. Trabalha no plantio de café. Faz queijo etc. Família super simples. Lugar encantado.
55 19 99462-2668 me liga. Encantado Sr Chico.
Nasci na roça, mas moro há muito na cidade, com a qual nunca me adaptei. Família. Assisto ao canal dele para me sentir em casa, me sentir bem. Obrigada pelo bem que nos traz, Chico. Maria Tiáh.
ResponderExcluirChico e Adriana, vocês são uma grande inspiração pra mim. Amo ver seus vídeos. Gostaria muito de conhecer vocês. Grande abraço pra vocês.
ResponderExcluirMenino lindo ! Chico você nos traz as lembranças de nossos avós, quando visitava o sítio se sentia no céu! Casa de vó é a melhor coisa que nos aconteceu! Amo seus vídeos viajo em todos os sentidos, terra, plantas e bela natureza rural! Um sonho a ser realizado um dia! Voltar aquelas terras vermelhas do meu Paraná!
ResponderExcluir