segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

50 ANOS DE PAZ E BEM

São Francisco de Assis foi, desde jovem, empreendedor na sua essência e nos ensinou que menos é mais, em todos os sentidos, pregando a busca da realização pessoal e espiritual através da humildade e da simplicidade. O Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida de São José dos Campos é fruto deste espírito empreendedor. As irmãs franciscanas da Congregação do Sagrado Coração de Jesus que vieram para esta cidade com intuito de auxiliar o Cônego José Fortunato da Silva Ramos na direção do Asilo Santo Antônio, fundado em 1939, fundaram o então Ginásio Nossa Senhora Aparecida, em 1965, para aperfeiçoar a formação das crianças.

Asilo
Foto: Asilo Santo Antônio, Década de 50
Fonte: http://antigavaledoparaiba.blogspot.com.br/

Originalmente o colégio possuía a denominação de Ginásio Nossa Senhora Aparecida/Escola de 1º e 2º Graus “Nossa Senhora Aparecida” e passou a denominar-se “Colégio Nossa Senhora Aparecida” pela Portaria do Diretor Regional da DRE-VP, publicada no DOE de 14/04/83.

O fruto deste espírito franciscano empreendedor se dá ainda hoje por manter em pleno funcionamento o Asilo Santo Antônio, o Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida e a Creche Patronato Nossa Senhora Aparecida. Apesar de serem, fisicamente, três instituições distintas, são, também na sua essência, um só corpo e, numa leitura de semiótica, podemos dizer que são três membros e um só corpo, assim, como a Santíssima Trindade...

Ao longo dos seus 50 anos de existência o Lema “Paz e Bem” foi se intensificando cada vez mais e, hoje, é notório em cada oração do dia, em cada bilhete enviado aos pais, em cada evento escolar. Paz... e... Bem... não há melhor combinação a ser disseminada numa instituição de ensino, ainda mais considerando os dias atuais, pois, se plantando a Paz, se colhe o Bem e, semeando o Bem, se perdura a Paz.

É inerente à metodologia de ensino do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida a simplicidade Franciscana. Não há exageros cinematográficos nos eventos sócio-educativos. Não se vê toda “aquela” pompa diante da circunstância. O que se vê é apenas a preocupação em se transmitir, através de singelas apresentações, os preceitos franciscanos de moral, cível, ético e religioso. Numa sociedade onde se cultiva a competitividade e o consumismo, felizes somos nós, por termos em nossa cidade uma instituição de ensino que tem em suas entranhas os fundamentos cristãos.

CFNSA
Foto: Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida atualmente
Fonte: http://jornaljoseensenews.com.br/

E desta forma, o Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida completa este ano seus 50 anos de existência. Completa, de forma simples e humilde, mas também, de maneira incisiva e assertiva, meio século de Paz e Bem!

Grande abraço,
Eduardo Caetano