7/30/2016

Wilson R., do Bar do Escritor à Academia Joseense de Letras

Para fazer esta postagem eu tive o privilégio de realizar um sonho particular, conhecer a Academia Joseense de Letras (AJL). Confesso que fiquei um pouco curioso quando busquei o endereço na internet e foi indicado a Praça Cândida Maria C. Sawaya Giana, 128, Jardim Nova América, ou seja, o mesmo endereço do Laboratório Oswaldo Cruz (LOC). Externamente não fazemos ideia da dimensão interna do edifício do LOC. Quando fui indicado pela secretária que o escritor Wilson R. estava me aguardando no terceiro subsolo do edifício, me senti como naquelas historias de livros de ficção... onde a personagem se depara, repentinamente, com um lugar escondido e sensacional. E ali, no coração da nossa cidade, pulsam no LOC muito mais que conhecimentos técnicos de análises clínicas, pulsam também conhecimentos sobre literatura, arte e cultura abrilhantados pela vista para o banhado. Não posso deixar de mencionar ainda a honra de também conhecer pessoalmente o atual presidente da AJL e também presidente do LOC, doutor Héctor Enrique e o historiador joseense Augusto Dias. 

Wilson R. é pseudônimo de Wilson Roberto de Carvalho de Almeida, brasileiro, nascido em São José dos Campos no dia sete de fevereiro de 1965. É uma figura de muitas facetas: o homem, o professor, o prosador, o poeta e o acadêmico. É membro atuante do Bar do Escritor e foi presidente da AJL por dois períodos consecutivos, estando a frente de muitos eventos literários da nossa região.

Foto: Wilson R. na AJL
Fonte: Pode Cornettah
O Cara do Chapéu, como também é conhecido no universo literário, é pai de quatro filhos, foi analista de sistemas e hoje é um renomado escritor da nossa região e, através da aceitação do convite para participar desta postagem, presenteia nossa cidade, que esta semana completa seus 249 anos de existência, com sua história que se mistura com a história da literatura joseense. Nos mostra, com muito orgulho, que a terra de Cassiano Ricardo continua a dar bons frutos e que vai deixar aos nossos filhos, nossos netos, o legado da leitura e da constante aprendizagem.

A literatura tem lhe proporcionado conhecer diversos lugares e fazer importantes relacionamentos, sendo assim, Wilson R. esteve em 2014 na Frankfurt Buchmesse (Feira do Livro de Frankfurt), que é o maior evento do setor editorial realizado no mundo, apresentando a obra “O homem da Capadócia”.

Foto: Wilson R. na Feira do Livro de Frankfurt
Fonte: Acervo de Wilson R.
Enfim, assistam o vídeo apara conhecer um pouco melhor o Cara do Chapéu e suas facetas. 


Grande Abraço,
Eduardo Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário