1/29/2016

20 Anos do Instituto VOCÊ

Historicamente a PNL surgiu na Universidade da Califórnia (EUA) no início da década de 70, criada por Richard Bandler, matemático, Gestalt terapeuta e estudioso em informática, e por John Grinder, linguista especializado em gramática transformacional. Eles estavam interessados em pesquisar o modelo de excelência de alguns dos melhores terapeutas da época: Virginia Satir, Fritz Perls e Milton Erickson. O objetivo era identificar os padrões linguísticos e comportamentais utilizados por estes profissionais e poder aplicá-los, e posteriormente ensiná-los, obtendo os mesmos resultados extraordinários. Complementando esta definição, o Instituto VOCÊ diz que o nome, Programação Neurolinguística (PNL), é decorrente das seguintes áreas:

Programação: é a codificação da experiência. A palavra é relacionada à informática, sugerindo que nossos pensamentos, sentimentos e ações são "programas". 
Neuro: relacionada à mente e à forma de pensar. Nosso sistema nervoso se utiliza dos cinco sentidos, visão, audição, olfato, tato e paladar, para receber estímulos, internos e externos, e traduzi-los em experiências e padrões de pensamentos e comportamentos.Linguística: relacionado à linguagem verbal e não verbal que utilizamos e pelas quais somos afetados durante a organização dos nossos pensamentos e condutas.

Numa destas coincidências da vida, em meados da década de 70, nascia na pequena Igaratá, cidade interior de São Paulo, um menino chamado Bento Augusto da Cunha Santos, que viria ser o idealizador do Instituto VOCÊ. Mudou-se para a fazenda São Bento, em São José dos Campos, ainda garoto. Seus pais, Célio Santos e Ana Maria, o ensinaram a cuidar da terra, tratar dos animais e produzir seus próprios alimentos.

Aos 17 anos de idade, retornando para São José dos Campos da tradicional festa da FAPIJA, em Jacareí, um caminhão colidiu violentamente com o veículo em que estavam ele, seu pai e seu primo Tiago. O veículo em que eles estavam rodou e capotou. Naquele instante, tomado pelo susto e nervosismo natural da pancada, Bento não conseguiu resgatar seu pai, tirou apenas seu primo, já sem vida, do veículo. Bento saiu do hospital e foi lavado direto ao velório do seu pai que acontecia na fazenda onde moravam. Em cima da mesa da cozinha um jornal estampava a manchete do acidente: “Fazendeiro morre em acidente, Dutra faz mais uma vítima.” 

Por muitos anos Bento carregou a culpa de não ter tirado seu pai do carro no fatídico dia do acidente e, numa forma de que as pessoas reconhecessem o legado de seu pai, ele se dedicou inteiramente a Fazenda São Bento, promovendo festas e eventos, transformando a fazenda em um centro de produções e eventos.

Em um destes momentos únicos da vida, uma ex-namorada o levou para participar de um treinamento de PNL. Obviamente foi reativo ao convite, pois não fazia ideia do que se tratava o tal treinamento... Pois bem, durante o treinamento ele recordou como foi o acidente em que seu pai acabou falecendo, lembrou a hora exata em que seu pai estendeu sua mão direita sobre ele e orou para que sua fé o cobrisse de graça e o salvasse. No instante da lembrança, não houve tristeza e nem desespero. A partir daquele momento retomou sua vida, certo de que não havia culpa alguma pela morte de seu pai. E desde então, ele quer que outras pessoas também tenham esta oportunidade, de encontrar dentro de si a força necessária para se realizarem como individuo.

Da época Igaratá até os dias de hoje já se vão 40 anos de vida e 20 anos de história de sucesso do Instituto VOCÊ, sediado na nossa cidade, São José dos Campos. Através destes treinamentos de PNL podemos perceber, por meio de inúmeros depoimentos e entrevistas que, de fato, ele tem conseguido fazer com que cada um alcance seus objetivos derrubando todos seus obstáculos interiores.

Apenas como curiosidade, é interessante saber que o número 4 parece realmente fazer sentido na vida de Bento Augusto positivamente... Ao longo deste período de PNL, tem trabalhado de forma árdua com cada participante de seus treinamentos, os 4 pilares de sustentação do desenvolvimento humano: Autoestima, Inteligência Emocional, Comunicação e Relacionamentos. Além disso, a palavra VOCÊ, é formada por quatro singelas letras. E para completar, sua família é composta por 4 membros: Bento, sua esposa Ana Paula e suas filhas, Maria Fernanda e Maria Eduarda.

Enfim, após ter treinado mais de 100 mil pessoas ao longo destes 20 anos do Instituto VOCÊ, Bento Augusto, que é hoje empreendedor de sucesso, vitorioso na sua carreia e que superou seus traumas psicológicos adquiridos na sua juventude, nos deixa um alerta, caso ainda tenhamos um sentimento de receio e medo dentro de nós: “Quem se prende no receio acaba estagnado, deixando o tempo passar e os sonhos morrerem dentro de si mesmo”.

Bento Augusto
Foto: Bento Augusto e sua família
No mais, agradeço a honra de poder compartilhar esta história de sucesso!

Grande Abraço,
Eduardo Caetano

Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário