2/26/2016

Rollout E190-E2 – A Perenização de um Sonho

Por definição temos que Rollout é: "uma palavra em inglês cuja a tradução literal é rolar para fora... muitas vezes consiste em um lançamento de algum produto...". Na EMBRAER, as pessoas estão habituadas a este e a outros inúmeros termos em inglês, porém, contudo, todavia, este termo representa, especificamente, o resultado do trabalho, esforço, dedicação de seus colaboradores e a perenização do sonho aeronáutico brasileiro.

Parece uma atividade simples, corriqueira... mas não é bem assim não... Nem o calor de um dia nublado esconderam a beleza que foi o dia 25 de fevereiro de 2016, data que entra para a história da aviação mundial através da EMBRAER... através do Rollout do E190-E2!!!



Imaginemos a seguinte situação vivida pelos brasileiros apaixonados por futebol: Um jogo de final de Libertadores da América ou até mesmo um jogo de Copa do Mundo, onde torcedores tem orgulho de exibir suas camisas e há toda uma expectativa, pré-jogo, no momento do Hino Nacional. Assim foi o Rollout, evento no qual a EMBRAER mostrou ao mundo a aeronave E190-E2, o primeiro da Nova Geração de jatos comerciais da empresa. A nação EMBRAER se vestiu com a tradicional camisa Azul, que traz estampada os valores da empresa e, o Hino Nacional, trouxe aquela tensão “pré” do que seria o ápice do evento. 

Nação EMBRAER com a tradicional Camisa Azul
Foto: Nação EMBRAER com a tradicional Camisa Azul
Fonte: https://www.facebook.com/embraercorporatecommunications/photos
É um dia de grande emoção e sentimento indescritível, todas as unidades da empresa estão em festa. Com a música de fundo, a fumaça subindo, as portas do hangar se abrindo, o E190-E2 vai surgindo... vagarosamente... lentamente... coroado com a belíssima apresentação das aeronaves Super Tucano e o gigante KC-390. É um momento em que a máquina encanta os homens, momento de encontro entre criadores e sua criatura. As sensações entusiasmo, motivação e alegria se renovam a cada Rollout, quer seja de uma aeronave Comercial, Executiva ou de Defesa.

Por isso, num momento como este, "Rolam Para Fora" toda emoção das pessoas que participam veementemente deste projeto, que se dedicam, que muitas vezes abdicam da sua vida pessoal em prol de um objetivo comum, que abrem mão de momentos de descanso com suas famílias em troca da busca incessante de conhecimento aeronáutico, não só para empresa, mas também para o nosso país como um todo. Seus corações batem acelerados. Todo público presente, colaboradores, autoridades, prestadores de serviços e parceiros são tomados por um sentimento único de orgulho por fazer parte deste momento histórico. 

Rollout E190-E2
Foto: Rollout E190-E2
Fonte: Acervo do próprio autor
Aliando o pensamento cartesiano da engenharia à criatividade do design brasileiro, tomados por sua ousadia e inovação ímpares, os colaboradores da EMBRAER vão fazendo o Brasil voar cada vez mais alto nas asas de seus aviões, vão construindo um futuro sustentável e fazendo da atuação global a sua fronteira, conseguindo servir seus clientes com uma qualidade cada vez maior, na busca incansável pela Excelência Empresarial EMBRAER.

Claro que, como em qualquer empresa, como em qualquer família, existem os alguns percalços pelo caminho, há aqueles que talvez não tenham a promoção e salário almejados, há aquelas discussões às vezes mais acaloradas, há aqueles desentendimentos comuns, afinal de contas, uma família, uma empresa é composta por membros das mais diversas personalidades, crenças e costumes. Mas, tecnicamente falando, estes percalços levam uma empresa como a EMBRAER adquirir uma tamanha maturidade profissional que reflete diretamente na robustez de seus produtos. 

Por fim, como diz um trecho do Hino Nacional: “Brasil, de amor eterno seja símbolo, o lábaro que ostentas estrelado, e diga o verde-louro dessa flâmula, paz no futuro e glória no passado”... A EMBRAER, revestida de azul, exibe com orgulho para o mundo, a nossa bandeira estrelada verde-amarelo.

Grande abraço,
Eduardo Caetano

Fonte de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário