3/09/2016

Mulheres... Mulheres na Educação.

Olá prezados leitores!!!


Vamos “Cornettar”!!!

Estive pensando ao longo do dia se deveria, ou não, escrever algo sobre as mulheres... Estava preocupado com as postagens que estão na fila de espera... quando recebi, via celular, uma foto que me fez ter a certeza que tenho que escrever sobre elas sim!!! A foto em questão trás com ela não somente a imagem de uma professora, uma mãe com suas filhas, mas trás consigo um pouco da história da educação de nossa cidade...

Clarissa de Souza Muniz Barreto é a típica mulher brasileira... batalhadora... guerreira... mãe... esposa... professora de educação infantil... professora de dança... participante assídua da pastoral familiar da igreja católica... Acorda todos os dias às cinco horas da manhã para dar conta de suas três filhas... enfim... Sua história veio mesmo em boa hora, até mesmo porque completará 37 anos idade no próximo dia 12. É impressionante, mas labuta diária não consegue lhe tirar do rosto o belo sorriso com covinha. Já foi "Preta", já foi “Pretel”, sempre será “Tetel”... e, há 18 anos, a trajetória de vida da então Professora Clarissa, está inserida na história do Instituto São José.

Foto: Clarissa com suas filhas durante a comemoração dos 90 anos do Instituto São José
Fonte: Acervo de Clarissa

Coincidentemente, hoje, dia 8 de março, o Instituo São José completa 90 anos de existência em nossa cidade. Para contar toda sua história seriam necessárias muitas postagens, no entanto, devemos respeito a instituição e, é nossa obrigação, ao menos citar o que ela tem de tão especial. O Instituto tem, em sua essência, os ensinamentos de Dom Bosco e Madre Mazzarello “cuja pedagogia fundamenta-se nos valores cristãos e nos três pilares que constituem o estilo salesiano de educar: razão, religião e amor educativo, incorporando ao mesmo tempo uma moderna metodologia científica de ensino continuamente aprimorada e desenvolvida pela Rede Salesiana de Escolas”. 

No Instituto São José as atividades, as disciplinas, os ensinamentos vão muito além da teoria, elas ultrapassam os limites da salas de aulas. É notório em cada evento, por mais simples que seja, o engajamento dos alunos, pais, professores e colaboradores. Se transformam realmente numa grande família Salesiana e, apesar dos inúmeros desafios, vão conquistando seu objetivo maior, que é: Educar seus alunos para vida, para vida em sociedade, para vida cristã.

Foto: Fachada Instituto São José
Fonte: http://www.institutosaojose.org.br

E assim agradecemos, na pessoa da Clarissa, as mulheres que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade através da educação.

Grande Abraço,

Eduardo Caetano


Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário