2/28/2021

Mais vale um livro na mão do que dois na prateleira

Dia desses pediram minha opinião sobre a moça que aparece na foto abaixo. Opinei despretensiosamente: Jogada pronta, onde há dinheiro, poder e fama, em nome de Deus, alguém tem que pagar. O marido, deputado e empresário, pagou. Quando a esmola é demais, o Santo desconfia. Aí outro dia pediram minha humilde opinião sobre a prisão do rapaz de máscara. Nossa, o que eu, um insignificante blogueirinho joseense poderia dizer, ou escrever, à respeito de um machão que já foi preso mais de 90 vezes? Nada!

Talvez, alguns leitores, tenham clicado no link enviado como sugestão de leitura da semana por causa da foto, desculpe desapontá-los pois, por hora, não irei desperdiçar meu insignificante (de novo) devaneio literário com tais assuntos, há muita coisa boa para ser cornetada, tá ok? Mas espere um pouco, no tocante ao novo decreto de armamentos, assinado pelo rapaz da foto com a arma em punho, devemos e podemos cornettah, até mesmo porque "o país está sendo governado por gorilas, sem querer ofender os gorilas, claro"... Já dizia Elis Regina. Quem me conhece, sabe, sou contra o uso de armas mas, quem também me conhece, sabe que eu torço para que decisões como essa deem certo e que nós, sociedade, somente saberemos o resultado, positivo ou negativo, vivenciando a situação. Enquanto a vivenciamos, o que que eu, como cidadão comum, posso fazer na minha insignificante (de novo) participação social? Uai, se a conversa é sobre armas, usarei as minhas. 

Até muito pouco tempo, minhas armas ocupavam algumas prateleiras e fundos de gavetas aqui em casa. Dado o cenário atual, resolvi colocar todas numa mala grande que, por sua vez, está no porta malas do meu carro. Ao todo são 51 armas... Boa ideia! Minhas armas precisam ser usadas, preciso atingir pessoas, na cabeça e no coração. Arma "parada", emperra, enferruja, não acerta nada e nem ninguém.

Apresento-vos minhas cinquenta e uma armas: São os meus cinquenta e um livros! Livrai-nos do mal, armemo-nos de livros! Tudo bem, vou compreender se você não quiser ler mais a partir daqui. Mas, se você ficar, será cúmplice do nascimento do Clube Literário do Pode Cornettah, por isso a mala com os livros está no carro, para facilitar as entregas e as devoluções! Exatamente isto mesmo que você leu: Clube Literário do Pode Cornettah! Sim, estou compartilhando meus livros, NÃO estou doando, quero que haja uma troca de experiência literária entre nós. O empréstimo funciona como numa biblioteca convencional: preenche uma ficha, assina a ficha, retira o livro, devolve após sete dias e assina a ficha novamente. O prazo para empréstimo pode ser revogado mediante nova assinatura da ficha. Caso não entregue na data combinada, será cobrado uma multa a ser estipulada. Podemos conversar, caso haja interesse na compra de algum livro. Para retirar o livro, envie uma mensagem no privado. Sim, é verdade este bilhete. Refleti muito sobre o acúmulo de livros e cheguei a conclusão de que Mais vale um livro na mão do que dois na prateleira.

Um livro na prateleira junta pó, junta memória afetiva. Um livro na mão junta sonhos, junta oportunidades, junta possibilidades. Claro, cada um é livre para fazer, para ler o que quiser e, no Clube Literário do Pode Cornettah, você terá, por enquanto, cinquenta e uma oportunidades de leitura. Tudo bem, sei que não são tantos livros assim, mas o importante é colocar em prática o seguinte pensamento: quem divide, multiplica

Eis, portanto, minha coleção de ARMAS, digo, LIVROS em ordem alfabética de seus respectivos títulos:

  1. 9 Meses Com Maria - Luís Erlin
  2. A Cabana - William P. Young
  3. A Fantástica História de Silvio Santos - Arlindo Silva
  4. A princesa da Lapa - Danilo Barbosa
  5. Adega de Sangue - Danilo Morales
  6. Além do Vale do Terror e da Imaginação - Thunder Dellú
  7. Aprenda Português - José Nelson de Souza
  8. Aquenda - Luna Vitrolira
  9. As Esganadas - Jô Soares
  10. Assassinatos na academia brasileira de letras - Jô Soares
  11. Até que a vida nos separe - Mônica de Castro
  12. Competência no Amar - Padre Rinaldo Roberto de Rezende
  13. Conversas Decisivas - Kerry/Joseph/Ron/Al
  14. Danem-se os normais  - João Estrella de Bettencourt
  15. Desmergulho - Daniella Peneluppi
  16. Do tempo à eternidade - Irmã Maria Domitila de Jesus Hóstia
  17. En-Théos - Padre Rinaldo Roberto de Rezende
  18. Estilo Sustentável - Mara Débora
  19. Golpe de Estado - Rodrigo Cabrera
  20. Juro que tentei - Fabrício Cunha
  21. Meu lar virou uma empresa - Lúcia Runha
  22. Mulheres de Aços e de Flores - Padre Fábio de Melo
  23. Nunca Desista dos seu sonhos - Augusto Cury
  24. Nuvem de Estrelas - Bruna Cleto
  25. O Alquimista - Paulo coelho
  26. Ô de Dentro - Tenório Cavalcanti
  27. O Homem da Capadócia - Wilson R
  28. O homem que matou Getúli Vargas - Jô Soares
  29. O Lobo da Estepe - Hermann Hesse
  30. O Pastor das ruas - Vicente Blood
  31. O Peso do Pássaro Morto - Aline Bei
  32. O Rei das Fraudes - John Grisham
  33. Olhar de Cão - Francisco José Ramires
  34. Os últimos passos de Jesus - Bill O'Reilly
  35. Para que serve a poesia - Clarice Sabino
  36. Para seus olhos de vidro - Andrea de Barros
  37. Passa Quatro em Cantos - Paulo José de Almeida Brito
  38. Paternidade, Maternidade e Responsabilidade - François Dumesnil
  39. Pinceladas do Tempo - Débora Siqueira
  40. Poemas Microfísicos - José Moraes Barbosa
  41. Revista Thear - Faculdade Católica de SJC
  42. São Tantas Vozes - Lya Gram
  43. Setor 27: Ameaça nuclear - Daniel Pedrosa
  44. Setor 27: O segredo do Imperador - Daniel Pedrosa
  45. Setor 27: O tesouro da ordem de Cristo - Daniel Pedrosa
  46. Sombras de Um Verão  -Sidney Sheldon
  47. Suicidas - Raphael Montes
  48. Sussurros da Meia-Noite - Daniel/Juliana/Leandro/Stefânia
  49. Tamanho não é documento - José Nelson de Souza
  50. Versos Cravados na Pele - Wally Wilde
  51. Zé Dirceu Memórias - Zé Dirceu
Como notou, esta coleção tem o que eu estimo, muitas obras literárias de escritores brasileiros, sobretudo, regionais. Alguns livros trazem a dedicatória do autor para minha pessoa e alguns destes autores, inclusive, já foram entrevistados por este insignificante (de novo) blogueirinho Joseense. Portanto, se mais vale um livro na mão do que dois na prateleira, armemo-nos de livros para livrarmo-nos do mal! 

Grande Abraço,

Eduardo Caetano





2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Eduardo. Que o clube literário alcance a alma leitora que cada um de nós possui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo incentivo, Lya! Vamos em frente, com livros nas mãos! Abçs!

      Excluir