2/11/2021

O Cara do Cartaz

Há no instagram um perfil chamado: @ocaradocartaz. Eu o sigo. É bem legal, um cara bem apessoado, cabelo arrumado, usando óculos escuros e segurando um cartaz de papelão com frases bem humoradas e bem verdadeiras, chego até me identificar com várias delas. Dou boas risadas com o contexto todo.

Houve, na semana passado, no Paraná, no Aeroporto de Cascavel, este cartaz erguido por este cara. Também sigo este sujeito no instagram para ficar por dentro do que ele anda fazendo. Aí ele fez esta bobagem, aliás, mais uma bobagem entre tantas. Não ri deste contexto. Minha surpresa foi ainda ter ficado surpreso com isso.

Penso eu: quando um líder de estado levanta um cartaz dizendo que a principal emissora de televisão do seu país é um LIXO, é porque realmente as coisas não vão muito bem. Mas este sujeito fez isto porque não concorda com aspectos jornalísticos da emissora, sente-se atacado, desmoralizado, caluniado. Coitado, chego a ficar com pena deste sujeito.

Tentarei ser breve.... Assim como quem não assiste Globo, você pode optar por não continuar esta leitura. E tudo bem! Cada um lê o que quiser.

Não entrarei no mérito desta queda de braço, até mesmo porque esta mesma emissora cooperou bastante para que um outro sujeito aí fosse preso e não fosse candidato a presidência. Não cabe a mim julgar os critérios das notícias que eles promovem. O que me cabe é investigar, buscar outras fontes, confrontar a informação, aí sim chegamos a certa descredibilidade jornalística da emissora. O fato é que realmente há algo errado, das duas partes. Mas ainda assim, o cartaz é impactante. 

Quando é declarado que: A empresa tal é um lixo, significa dizer que todas as pessoas, todos os produtos, todas as suas diretrizes são, por consequência, um lixo. Tenho amigos, colegas, parentes, conhecidos, cunhados que não assistem mais nada desta emissora. E tudo certo! Cada um com seu controle, literalmente. Não quer assistir, aperte o botão e mude de canal, simples assim. Agora, todos este que citei, assim como eu, crescemos assistindo os produtos gerados, novelas e afins, por esta emissora e não estou lembrado de nenhum caso em que alguém tenha se tornado mau elemento ou pessoas não idôneas por carregarem o peso de tudo que assistiram. 

Dizem, por exemplo, que as novelas estragam as famílias, que ensinam coisas erradas, que não prestam para nada. Aí optam por assistir séries em canais fechados. E de que adianta isso, se em até desenhos infantis existem os mocinhos, os bandidos, os heróis, vilões, as farsas, os golpes, as traições? É certo que desconhecem todo o trabalho de pesquisa, preparação e muito estudo que existem para fazer uma novela. É certo que também desconhecem toda a cadeia de produção e empregos que são necessários para fazer novelas, séries, minisséries e filmes. 

Mas voltemos aos jornais, para não chegarmos a outra coisa que desconhecem... a polêmica Lei Rouanet... 

Por baixo, para produzir um jornal são necessários: repórteres (óbvio), jornalistas, redatores, câmeras, técnicos, diretores, maquiadores... será que todos eles são um lixo? É isso mesmo? E se este sujeito, que na minha modesta opinião não serve nem para síndico do meu condomínio, erguesse um cartaz deste sobre uma renomada empresa brasileira de aviação? Será que todos os engenheiros, mecânicos, pilotos, técnicos, projetistas seriam um lixo? Por isso, há de se pensar um pouco sobre respeito, aos profissionais da saúde, da informação, da comunicação. É preciso respeito pelo outro e, o exemplo, vem sempre da liderança. Se o líder ergue um cartaz como este, logo, quem o segue acha isso lindo e esse papinho de respeito vai para o ralo.

As vezes me pergunto se este sujeito do cartaz do lixo não está atuando, fazendo este papel de maior sem noção da história. Pesquiso um pouco e concluo que não. Afinal atuar é uma arte e arte não é muito a sua arte. Artista é diferente de arteiro.

E se você leu até aqui, obrigado pela atenção!

Grande Abraço,

Eduardo Caetano



 

9 comentários:

  1. O que molda a sociedade é a cultura. Nada que essa emissora produziu em 30 anos de novelas serve para elevar o espírito a Deus, ao contrário, só leva ao erro e a destruição moral da sociedade. Muitos casamentos hoje são desfeitos, porque as pessoas foram aos poucos absorvendo a mentalidade dessas telenovelas sem perceber, absorveram coisas como o espiritismo e muitos outros erros. Se você não consegue ver problema nesta emissora nem no Felipe Neto, acho q vc também foi afetado. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Balanga! Mesmo divergentes nas opiniões, fico feliz, de verdade, por você investir tempo na leitura do texto produzido! Obrigado pela cornettada! Abcs!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Moreno, obrigado por investir tempo na leitura deste texto. Abcs!

      Excluir
  3. Muito boa a sua análise. Hoje demonizam uma emissora de TV como se ela fosse responsável pelas mazelas que os governantes e o próprio povo criaram. A Globo é apenas um dos aspectos da cultura brasileira, para o bem e para o mal.
    Sociedades fracas são influenciadas pela cultura, mas sociedades fortes criam a cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, gostei da sua frase: Sociedades fracas são influenciadas pela cultura, mas sociedades fortes criam a cultura! Obrigado por investir seu tempo na leitura do texto produzido! Abcs!

      Excluir
  4. Entendo o texto remete-se a liberdade e respeito, dois aspectos que considero muito importantes para a construção de um cidadão de bem.
    Aprendi que as coisas devem ser explicadas dentro de seu contexto deixando assim para o receptor da informação a responsabilidade e a liberdade de julgar com sua melhor experiência e conhecimento o assunto em questão.
    Quando olho para trás, vejo que por muito tempo me deixei levar pelas notícias de maneira relapsa, até porque o interesse pela política e assuntos afins nunca foram meu forte. Digo isso pois não buscava entender o contexto dos assuntos para tirar minhas conclusões em relação aos mesmos.
    Passei boa parte de minha vida assistindo a emissora mencionada e creio que não fui afetado de maneira a me tornar uma pessoa ruim. Mas sei que o contexto era com certeza outro, e como era! Imagine se hoje um programa de humor como a “TV Pirata” estaria tranquilamente no ar... acho que não.
    O contexto da época era outro, sem as facilidades de mídias que temos hoje as quais geram uma grande concorrência para com o produto notícia.
    A sociedade mudou, e acredito que devemos mesmo mudar, dar espaço para o novo, o diferente, ter uma nova perspectiva e entendimento do que vivemos.
    Assim, no contexto de hoje, quando avalio as informações noticiadas, busco em diferentes mídias (incluindo a mencionada) e percebo que são muitas vezes parciais e fora de contexto, o que para mim reduz (ou muitas vezes elimina) a credibilidade da referida informação.
    Com respeito, aceito as colocações e escolhas das pessoas.
    Não tenho paixões por empresa ou político algum mas sim pelo meu país e seu povo que do meu ponto de vista é muito criativo, perseverante e trabalhador.
    Assim, qualquer informação que seja noticiada de forma imparcial, baseada em fatos e com seu contexto, será muito bem vinda.
    Claro que respeito qualquer discordância com minhas colocações e assim digo:
    -“Pode Cornetahh”!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu, Pode Cornettah, sempre! Obrigado por motivar a publicação do texto. Como te disse outro dia, escrevi, pensei, li, reli, revisei, mas como é um tema polêmico, difícil e delicado, bate aquele insegurança. Mas o resultado foi muito positivo, com várias mensagens, perguntas, indagações e debates sadios. Obrigado pela leitura e pela participação! Abcs!

      Excluir